Educação Infantil – Proposta de Ensino

A Educação Infantil:

A primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

No segmento da Educação Infantil, o CELC disponibiliza o trabalho com crianças de 3 a 5 anos. Nossa proposta pedagógica fundamenta-se nas contribuições teóricas dos pesquisadores Jean Piaget, Lev Vygotysky, Herry Wallon, dentre outros, cujos estudos marcam a teoria sociointeracionista.

Nesta concepção a criança aprende através das interações com o outro e o meio, partindo do seu próprio conhecimento, para encontrar respostas às situações-problema que estão além do seu nível de desenvolvimento real, sendo que, por meio de intervenções e/ou colaboração do  professor  e também seus pares (outros colegas), acontece esse processo dinâmico da aprendizagem.

Os estudos do desenvolvimento infantil nos indicam que nessa faixa etária (Educação Infantil e em seguida, nos anos iniciais do Ensino Fundamental) a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, e quanto mais rica e qualificada forem as condições oferecidas pelo ambiente e educadores capacitados, mais significativo e integral será o desenvolvimento das crianças.

Acreditamos que a criança constitui como ser de direito, que pensa, imagina, cria, brinca, investiga que tem possibilidades e participa ativamente da construção de suas aprendizagens. Nesse sentido, a infância tem características próprias que precisam ser reconhecidas e valorizadas para que a criança se desenvolva integralmente.

Nossa ação educativa está também respaldada nos quatro pilares da educação, descrito no livro Educação: um tesouro a descobrir, sob coordenação de Jacques Delors, coordenador do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional Sobre a Educação para o Século XXI. Esses pilares Aprender a Conhecer: é preciso aprender a pensar, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento; Aprender a fazer: é colocar a elaboração do pensamento, ter iniciativa, saber comunicar-se, saber resolver conflitos; Aprender a viver juntos: é aprender a viver com os outros, compreender o outro, desenvolver o respeito a todos e o exercício da cooperação, administrar conflitos; Apender a ser: é a formação humana no sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, pensamento autônomo e crítico, subsidiam o nosso trabalho que visa qualidade na educação.

Para promover o desenvolvimento integral das nossas crianças, contamos com uma equipe comprometida e imbuída com a formação global e humano-cristã dos educandos.

Voltar

Página Principal