Na Educação Infantil, a organização do trabalho didático está estruturada em âmbitos de experiências. Esta organização visa abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e de diferentes linguagens, a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia das crianças.
O âmbito de Formação Pessoal e Social abarca o eixo de trabalho identidade e autonomia.
Fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil significa proporcionar várias situações de interação visando que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas, em uma atitude de respeito e confiança. Significa ajudá-las na construção gradativa da sua identidade e autonomia.
Para completar este trabalho, propiciamos um ambiente acolhedor e afetivo que gera confiança, alegria, bem como atendemos as necessidades das crianças, promovendo a liberdade de expressão e o bem-estar, para que se sintam acolhidas e reconhecidas como singulares e especiais.
O âmbito conhecimento de mundo abarca os eixos linguagem oral e escrita – natureza e sociedade – matemática – artes – música – movimento. Este âmbito refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecem com os objetos de conhecimento.
Oferecemos para nossas crianças um ambiente rico no qual possam explorar e manipular materiais de diferentes texturas, formas, produzirem sons, manusear materiais impressos como livros, rótulos, revistas, participar de momentos de leitura com diversos portadores de textos etc. propiciando assim, às crianças a construção de conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Na Educação Infantil, promovemos situações as quais as crianças avancem progressivamente nas diferentes linguagens: expressão oral e corporal, desenho, expressão artística, matemática dentre outras, para favorecer a comunicação dos seus desejos, emoções e idéias, e constantes interações com outras pessoas, facilitando assim, a mediação com a cultura e os conhecimentos.